terça-feira, 22 de maio de 2018

A utilização e as potencialidades do PMBOX

Origem da sigla PMBOX
Progect Management Body Of Knowlodge (Corpo de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos). Criado pelo PMI.

O que é PMBOX?
É um guia que aponta caminhos e estabelece diretrizes para a utilização de práticas visando otimizar as atividades de qualquer negócio e o melhor aproveitamento de todos os recursos.

Quem edita e publica o PMBOX?
O PMBOX é editado pela PMI (ProjectManagement Institute - Instituto de Gerenciamento de Projetos).
É revisado em média a cada quatro anos. A primeira edição foi em 1996. Em 2013 foi lançada a sua quinta edição e a sexta edição em 2017.

Quais são os procedimentos utilizados pelo PMOBOX?

1.INTEGRAÇÃO
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento.
O gerente do projeto age como integrador dos processos e das pessoas.

2.ESCOPO
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e somente o necessário, para terminar o projeto com sucesso.
Preocupa-se principalmente em definir e controlar o que está incluso no projeto e o que não está.

3.CRONOGRAMA (TEMPO)
Segundo o Guia PMBOK®, p.173, o gerenciamento do cronograma inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto.
Até a quinta edição, o gerenciamento do cronograma era chamado gerenciamento do tempo, A mudança vem enfatizar a importância do cronograma na gestão do tempo do projeto.

4.CUSTO
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

5.QUALIDADE
O Gerenciamento da qualidade em Projetos busca assegurar que o projeto satisfaça as necessidades do cliente e envolve todas atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida.

6.RECURSOS (RECURSOS HUMANOS)
Segundo o Guia PMBOK®, p. 307, o gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.
Até a quinta edição, o nome da área era gerenciamento dos recursos humanos e tratava de forma específica a equipe. Agora a área aumentou sua abrangência gerenciando todos os recursos do projeto, incluindo a equipe, os materiais, equipamentos e toda a infraestrutura necesssária.


7.COMUNICAÇÃO
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada.

8.RISCOS
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos.

9.AQUISIÇÕES
Segundo o Guia PMBOK, o gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.

10.PARTES INTERESSADAS (STACKHOLDER)
O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento do Guia PMBOK@ responsável por identificar as partes interessadas, priorizá-las e desenvolver estratégias para quebrar suas resistências e aumentar seu engajamento. Além de executar essas estratégias e monitorar as partes interessadas de modo a garantir seu engajamento em todo o projeto.

Vantagens ao se utilizar o PMOBOX
1.Padronização das atividades de gestão de projetos
2.Maior clareza sobre o que é projeto
3.Melhor comunicação entre as partes envolvidas
4.Maior eficiência na utilização dos recursos
5.Redução de riscos
6.Maior chance de sucesso no projeto
7.Melhoria da qualidade


O que é um projeto?
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O termo temporário não implica, necessariamente, curta duração, mas a visão de que um projeto é algo que possui prazo para começar e prazo para terminar.

Em que tipos de projetos posso utilizar o PMOBOX
1.Produção de material didático
2.Implantação de software
3.Organização de Eventos
4.Na construção de um edifício
5.Campanhas publicitárias
6.Criação de um novo meio de transporte
7.Criação de um site
8.Organização de uma festa de aniversário
9.Instalação de equipamentos
10.Expansão de Unidades Industriais


Existem outras metodologias para gerenciamento de projetos?
Sim. O SCRUM é outra ferramenta de gerenciamento focada no trabalho em equipe e na agilidade.

O que é processo?
Processo um conjunto de ações e atividades inter relacionadas que são executadas para alcançar um objetivo. Cada processo é caracterizado por suas entradas, ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas, e as saídas resultantes. [PMI 2012, p. 47]

Grupos de gerenciamento de processos
O gerenciamentos de processos são divididos em cinco grupos
1.Iniciação
2.Planejamento
3.Execução
4.Monitoramento e controle
5. Encerramento

Fontes consultadas:
UFLA-Guia de Estudo Produção e Planejamento de Material Didático
https://artia.com/blog/por-que-vale-a-pena-usar-o-pmbok/ 
https://gaea.com.br/descubra-tudo-sobre-a-utilizacao-do-pmbok/
https://sitecampus.com.br/aula/curso-online-vamos-planejar-m2-a1/ 
http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html
http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html
https://escritoriodeprojetos.com.br
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfalYAL/prominp-tecnicas-planejamento-controle


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como emular o cérebro humano

Como emular o cérebro humano Emular o cérebro humano é um desafio extremamente complexo e está além da capacidade da tecnologia atu...