sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

TECNOCRACIA

Em sentido geral, o termo, calcado sobre burocrata, significa o servidor social que se guia unicamente por motivações técnicas ou alegadamente científicas, não reconhecendo motivações ou razões morais: o tecnocrata atinge sua própria vocação ao fazer-se tecno burocrata. Em sentido particular, trata-se de movimento surgido no EUA em 1932. Objetiva o advento da classe técnica ao poder, previsto na "Constituição da República Tecnocrata", que estabelece seis departamentos "confederados, interdependentes e harmônicos entre si", e assim denominados: economia, engenharia, saúde, educação, cosmologia e defesa.
         Segundo os tecnocratas, os fenômenos sociais são mensuráveis e as leis de controle social devem ser derivadas dessas medias; a aplicação da máquina à produção de bens e serviços tornou impossível medir a valor dos bens produzidos em termos de uma simples mercadoria (o ouro, por exemplo) e, assim foi destruído o sistema de preços; a expansão do crédito, algumas vezes denominada criação de dívidas, no sistema capitalista, perturbou de tal modo a demanda do capital e do trabalho em relação aos bens de produção, que o sistema capitalista já entrou em colapso; o mecanismo da ordem social é demasiado complexo para ser compreendido e controlado pelos políticos. O controle deve, portanto, ser colocado nas mãos dos engenheiros e cientistas.
         A ideia básica da tecnocracia é a de que o corpo social se parece com uma grande e complexa máquina cujo funcionamento obedece a certas leis, tal como o funcionamento dos engenhos técnicos obedece às leis da física. Assim, pretende-se confiar a direção e fiscalização da administração pública a engenheiros-economistas. A tese tecnocrática parecia inicialmente utópica, mas o crescente descrédito em que o regime parlamentar caiu durante a primeira metade do século XX conferiu-lhe inesperada atualidade
         Nos países totalitários, a tecnocracia está quase realizada. Nos países democráticos, essa tendência foi bastante fortalecida pelo desenvolvimento de novos regimes econômicos que colocou o poder das grandes empresas nas mãos dos "managers".
         Há quem deseje ver realizado o mesmo fenômeno no terreno político. Realmente, está em toda a parte crescendo o poder das comissões técnicas, a cada passo consultadas, e cujos pareceres costumam ser adotados por ministros e assembleias. A ideia da tecnocracia venceu quase totalmente na administração de muitas grandes cidades, sobretudo nos EUA.

FONTE: Barsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como emular o cérebro humano

Como emular o cérebro humano Emular o cérebro humano é um desafio extremamente complexo e está além da capacidade da tecnologia atu...